

O Monitoramento de medicamentos e vacinas protege pacientes contra eventos adversos.
Todos as pessoas tomam medicamentos em algum momento de suas vidas, mas, às vezes, surgem efeitos inesperados. É por isso que existem medidas para monitorar a segurança de medicamentos e vacinas e proteger os pacientes dos possíveis eventos adversos. Uma dessas medidas é identificar e notificar esses eventos, contribuindo para o uso mais seguro de medicamentos e vacinas por pacientes de todo o mundo.
Para entender melhor como funciona a segurança de medicamentos no ciclo de farmacovigilância, veja uma animação que mostra este processo, através do link: https://who-umc.org/about-the-who-programme-for-international-drug-monitoring/ciclo-de-farmacovigilancia/
O Centro Nacional de Monitorização de Medicamentos (CNMM), criado em maio de 2001, por meio da Portaria 696 do Ministério da Saúde, está sediado na ANVISA, especificamente na Gerência de Farmacovigilância. O CNMM representa o Brasil no Programa Internacional de Monitorização de Medicamentos (PIMM) da OMS.
Em caso de eventos adversos, notifique no sistema VigiMed. As notificações recebidas por meio do VigiMed são avaliadas pela ANVISA e os dados anonimizados (sem a identificação dos notificantes) são encaminhados à OMS. Portanto, ao encaminhar uma notificação à Agência, o cidadão, o profissional de saúde ou o detentor do registro do medicamento colabora com a detecção de sinais em todo o mundo.